sexta-feira, 19 de abril de 2013

8 REFERÊNCIAS utilizadas no Projeto de Pesquisa



ANDRADE, Ana Isabel de Oliveira; GONÇALVES, Maria de Lourdes Santos. Portfolio: aprender, ensinar, formar. Disponível em: http://portfolio.alfarod.net/doc/apresentacoes/11.PortfolioBraga06.pdf

GONÇALVES, Maria de Lourdes. Portfólio: um instrumento de avaliação. Disponível em: http://portfolio.alfarod.net/doc/apresentacoes/1.PortfolioAPPI04.pdf

LINS, Mary. O QUE É PORTFÓLIO? Disponível em: http://www.marylins.eev.com.br/?area=texto&pg=O+QUE+%C9+PORTF%D3LIO%3F

portefólio In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-23].
Disponível em:
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/portef%C3%B3lio

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. O portfólio como instrumento de avaliação. Disponível em: http://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=XDOGKKRW49YR

Portfolio – uma nova forma de avaliação da aprendizagem! Disponível em: http://bica.imagina.pt/2007/portfolio-uma-nova-forma-de-avaliacao-da-aprendizagem/

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.

7 AVALIAÇÃO FINAL


Ao analisar os questionários respondidos, pode-se observar que o portfólio é instrumento utilizado por professoras de diferentes fases da educação infantil, porém com objetivos similares. O portfólio, para as professoras que responderam à pesquisa, é um instrumento que auxilia na avaliação dos alunos, mas também no próprio desenvolvimento da profissão docente.

6 RECURSOS UTILIZADOS / REGISTRO DO PROCESSO


Os recursos utilizados para a construção do projeto foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, questionário qualitativo e criação de blog.
            O objetivo da pesquisa bibliográfica foi conhecer o tema proposto, suas principais aplicações teóricas, autores reconhecidos da área, e aprofundar conhecimentos relacionados ao Portfólio. Enquanto a pesquisa de campo e o questionário qualitativo tiveram como propósito conhecer a aplicação prática do portfólio como instrumento de avaliação, bem como a opinião de docentes que o valorizam e utilizam como prática pedagógica.
            O registro do processo de pesquisa ocorreu através de construção de projeto teórico e criação de um blog com foco no tema escolhido. O endereço para consulta dos registros é http://portfolioavaliacao.blogspot.com.br.

5 METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS


Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento, orientação para o ensino de uma disciplina, projeto, ou relatório.
Para facilitar a realização do nosso trabalho dividimos as tarefas, onde cada integrante do grupo ficou responsável pelo desenvolvimento de uma determinada parte. Com o intuito de aprofundar o tema realizaremos pesquisas bibliográficas, apresentadas em Power Point. Ressaltando que a pesquisa será uma das metodologias utilizadas no portfólio, podendo destacar também os relatórios, relatos descritivos, fotografias e questionário qualitativo.
A escolha do blog como forma de apresentação conjunta ao Power Point, ocorreu com o intuito de atender aos objetivos propostos. A construção do blog será feita de forma a enriquecer e intermediar, apresentando os diversos processos de avaliação através do portfólio. Em Portfólio – uma nova forma de avaliação da aprendizagem! Chaves diz que é como se fosse “uma longa, longa carta, sempre enviada a si própria e ao formador (professor) e também sempre devolvida, porém, sempre enriquecida por nova informação” (1998, p. 140).
Percebemos no decorrer da elaboração do Pré Projeto que as metodologias utilizadas são variadas, o seu uso dentro do ambiente escolar vai depender da necessidade de avaliação e da forma como o professor considera mais propício diagnosticar o desempenho de seus alunos.
Com intuito de atender aos objetivos e metodologia propostos, o grupo definiu que a melhor forma seria uma divisão de tarefas específicas, com datas bem definidas para cumprir o prazo estipulado para entrega e apresentação do projeto final.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa com duas professoras de educação infantil. A análise desta pesquisa encontra-se no item 7 deste projeto. O objetivo desta pesquisa foi compreender melhor a utilização, na prática, do portfólio como instrumento de avaliação. Foi disponibilizado para o grupo de pesquisa deste projeto o portfólio de um aluno que hoje está no Maternal II, entretanto o portfólio se refere ao período em que o mesmo estava no Maternal I. Outro portfólio disponibilizado foi de arquivo pessoal da professora Mercês Carvalho, também do Maternal I. Encontra-se nos anexos os questionários, na íntegra, e os portfólios utilizados.

Referências:
Portfolio – uma nova forma de avaliação da aprendizagem! Disponível em: http://bica.imagina.pt/2007/portfolio-uma-nova-forma-de-avaliacao-da-aprendizagem/

Modelo de portfólio II

O portfólio abaixo é de acervo pessoal da aluna Marina Simas, integrante do grupo de pesquisa do projeto.























Modelo de Portfólio I

O Portfólio abaixo refere-se ao arquivo pessoal da Professora Mercês Carvalho, do Centro Municipal de Educação Infantil "Irmã Dulce".








Entrevista com professoras da Educação Infantil

Realizou-se pesquisa qualitativa, elaborada e realizada pelo grupo de pesquisa, com duas professoras da Educação Infantil. 
Segue abaixo o registro desta pesquisa.

Pergunta 1: Você utiliza Portfólio como instrumento de avaliação de desempenho de seus alunos? De que maneira?
Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: Sim. O Portfólio é usado pelos professores e coordenação. Nele é traçado o cronograma da política da Escola para todo o ano letivo, como: atividades dirigidas pela professora; atividades de escolha da criança; atividades da escolha dos pais; atividades da escolha do grupo; registro de relatórios individuais; entrevistas; entre outros.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: Sim. O Portfólio não é uma pasta onde o aluno vai guardar tudo o que fez. Mas é através destas atividades significativas que posso perceber a evolução do aluno. Também o portfólio me faz refletir sobre a minha prática e o desenvolvimento do aluno, porque o aluno participa da elaboração.

Pergunta 2: Como você avalia a importância do portfólio na prática pedagógica do ensino infantil?

Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: O portfólio é um instrumento de análise e reflexão que serve de avaliação do desenvolvimento do processo educacional da criança junto à escola e à família, portanto, instrumento importante para professores, coordenadores, gestores e família.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: O aluno é estimulado a construir hipóteses, argumentarem sobre seu conhecimento. Elas tornam-se  mais ativas, pensam no que podem melhorar. E para o professor um elemento a mais na avaliação.

Pergunta 3: De que outra maneira você avalia o desempenho de seus alunos?

Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: Através da observação diária, conversas, análise e reflexão das produções das crianças.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: Em todas as atividades desenvolvidas. Faço anotações dos alunos para depois fazer o relatório individual. O desempenho do aluno é avaliado em vários momentos, de acordo com  que é proposto, tendo como base o currículo, comunicação, produção, relações pessoais, língua escrita, verbal, matemática, plástica. Algumas atividades são utilizadas como diagnóstico para avaliação.



quinta-feira, 18 de abril de 2013



É legal frisar algo que encontrei em outro blog, com mesma finalidade...

A partir de que idade é aconselhável a utilização desta ferramenta como apoio
pedagógico?


O portfólio pode ser utilizado em todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até à
universidade, com os devidos ajustes obviamente. Esta afirmação não resulta de nenhuma
posição fundamentalista, mas do conhecimento da realidade adquirido, ao longo da minha
prática de formadora, cujas ações têm sido frequentadas por educadores e professores de
todos os níveis de ensino.

Ana Paula Silva
Escola Secundária Daniel Sampaio - Sobreda


http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2010/05/portifolio-como-forma-de-avaliacao.html


Pesquisas


No artigo O PORTEFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA,  NA UNIVERSIDADE – ESTUDO DE CASO , Bloom e Bacon (1995) afirmam que o portfólio apresenta “ as coleções de trabalhos reunidas por alunos e professores com o objetivo de examinar, não apenas as realizações conseguidas, mas também os esforços, a melhoria, os processos, o rendimento [...]. Através da reflexão sobre as coleções sistemáticas de trabalhos, os alunos e os professores podem trabalhar em conjunto para compreender os pontos fortes do aluno, as suas necessidades e os seus progressos”. Isto implica a participação ativa do aluno na seleção dos conteúdos e na definição dos critérios de seleção e de avaliação. O objetivo principal é o de conduzir o aluno a apropriar-se dos seus trabalhos, com vista a construir ativamente a sua aprendizagem (Paulson e Meyer, 1991).


A participação ativa do aluno torna sua participação mais interessante, permitindo que ele delineie junto com o educador o seu processo de ensino-aprendizagem. A partir daí pode-se ter uma concepção antecipada do resultado final.

Os portfólios podem ser feitos por aluno, por turma ou como parte de um projeto específico. Esse instrumento de avaliação é comum na Educação Infantil, mas raramente é feito no Ensino Fundamental, apesar de ser o que melhor demonstra a trajetória de aprendizagem do estudante. Seu uso permite acompanhar o desenvolvimento do aluno desde seu primeiro contato com o papel até anos posteriores, proporcionando uma visão ampla do que foi desenvolvido pelo educador durante um determinado período. É interessante quando contém não só a opinião do educador com relação ao desempenho do aluno, mas a opinião do próprio discente sobre o trabalho realizado, sobre o porquê daquela escolha. Inserir o aluno nesse processo é permitir que ele trace e acompanhe os rumos da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento.

Portfólios para avaliação 


PORTFÓLIO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL E DO CONTO DE FADAS

Este vídeo é resultante de um trabalho que foi apresentado no final do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Uniube em Uberaba pelas alunas" Darcy Faustino e Maria Cristina" sobre a importância da literatura infantil e contos de fadas na vida das crianças.

Modelo para Portfólio




Fonte: http://inezcompartilha.blogspot.com.br/2012/05/modelo-de-portfolio-educacao-infantil.html

Os OBJETIVOS do Projeto PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO




De acordo com a professora Márcia Rezende, no blog Portfólio de Aprendizagem, nos objetivos deve-se escrever o que o pesquisador/estudante espera conseguir ao final do projeto.

De acordo com essa definição, estabeleceu-se como OBJETIVO GERAL destacar a importância do portfólio como instrumento de avaliação nas escolas.

Enquanto os OBJETIVOS ESPECÍFICOS são expostos por:
  •  Analisar como o portfólio é aplicado nas formas de avaliação;
  • Especificar exemplos de instrumentos de aplicação nas avaliações;
  • Promover uma aprendizagem autônoma;
  • Mostrar os resultados obtidos através do portfólio.


Referências: 

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues.
http://portfoliodeaprendizagem.blogspot.com.br/p/2-exemplo-de-projeto-de-trabalho_11.html

Uma breve justificativa...


O portfólio de aprendizagem, utilizado enquanto ferramenta de avaliação, permite uma aprendizagem autônoma e gera aproximação do aluno com o seu próprio processo de construção do aprendizado. Suas vantagens se fazem presentes desde possibilitar a auto-avaliação, reflexão do aluno referente ao próprio aprendizado, até mesmo aperfeiçoar como o professor avalia o estudante.

Sua construção é a formação da identidade de cada aluno, em função de seu desenvolvimento escolar. Isso acontece a partir do plano individual, relação das dificuldades, registro de produção de textos e leituras, constituindo assim um diário de aprendizagem que inclui reflexões e aprimoramento das atividades desempenhadas.

A compreensão do portfólio conduz a uma aprendizagem que aproxima o professor das individualidades de cada aluno, ao mesmo tempo conhecendo o perfil de determinada turma. A partir desta primeira análise do portfólio, percebe-se a necessidade de aprofundar no tema e valorizar sua importância no ambiente escolar.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O que é um Portfólio?

Antes de iniciarmos a criação do Pré-Projeto com tema "Portfólio como instrumento de Avaliação", percebemos a necessidade de conhecer a fundo o que seria um Portfólio e sua aplicação.

De acordo com o dicionário,

Portefólio
Nome masculino
1. pasta utilizada para guardar papéis, desenhos, mapas, etc.
2. dossier de projetos e trabalhos para apresentação profissional
(Do inglês portfólio, pelo italiano portafoglio)

Trazendo o conceito para a nossa realidade pedagógica, o portfólio se resume na construção do conhecimento dos alunos, através das diferentes formas de apresentar o que aprendeu. Sendo que nesta construção existe a possibilidade de construir, reconstruir, um faz e desfaz, em um constante movimento de ação e reflexão, de forma a traduzir o ato de aprender.

Segue abaixo alguns modelos de Portfólio de Aprendizagem retiradas da internet:

Fonte imagem 1: http://umaeducadora.blogspot.com.br/2009/11/capa-do-portfolio-dos-meus-alunos.html
 Fonte imagem 2: http://jaquejeacomoscrapbook.blogspot.com.br/2010/06/portfolio-com-scrap-alternativo.html
 Fonte imagem 3: http://juciele.fixtofix.com/?p=865
 Fonte imagem 4: http://elisakerr.wordpress.com/tag/portfolio/
 Fonte imagem 5: http://elisakerr.wordpress.com/portfolio/
 Fonte imagem6: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=554 


Referências:


portefólio In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-23].
Disponível em:
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/portef%C3%B3lio