quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pesquisas


No artigo O PORTEFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA,  NA UNIVERSIDADE – ESTUDO DE CASO , Bloom e Bacon (1995) afirmam que o portfólio apresenta “ as coleções de trabalhos reunidas por alunos e professores com o objetivo de examinar, não apenas as realizações conseguidas, mas também os esforços, a melhoria, os processos, o rendimento [...]. Através da reflexão sobre as coleções sistemáticas de trabalhos, os alunos e os professores podem trabalhar em conjunto para compreender os pontos fortes do aluno, as suas necessidades e os seus progressos”. Isto implica a participação ativa do aluno na seleção dos conteúdos e na definição dos critérios de seleção e de avaliação. O objetivo principal é o de conduzir o aluno a apropriar-se dos seus trabalhos, com vista a construir ativamente a sua aprendizagem (Paulson e Meyer, 1991).


A participação ativa do aluno torna sua participação mais interessante, permitindo que ele delineie junto com o educador o seu processo de ensino-aprendizagem. A partir daí pode-se ter uma concepção antecipada do resultado final.

Os portfólios podem ser feitos por aluno, por turma ou como parte de um projeto específico. Esse instrumento de avaliação é comum na Educação Infantil, mas raramente é feito no Ensino Fundamental, apesar de ser o que melhor demonstra a trajetória de aprendizagem do estudante. Seu uso permite acompanhar o desenvolvimento do aluno desde seu primeiro contato com o papel até anos posteriores, proporcionando uma visão ampla do que foi desenvolvido pelo educador durante um determinado período. É interessante quando contém não só a opinião do educador com relação ao desempenho do aluno, mas a opinião do próprio discente sobre o trabalho realizado, sobre o porquê daquela escolha. Inserir o aluno nesse processo é permitir que ele trace e acompanhe os rumos da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento.

Portfólios para avaliação 


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