No artigo O PORTEFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE UMA
DISCIPLINA, NA UNIVERSIDADE – ESTUDO DE
CASO , Bloom e Bacon (1995) afirmam que o portfólio apresenta “ as coleções de
trabalhos reunidas por alunos e professores com o objetivo de examinar, não apenas
as realizações conseguidas, mas também os esforços, a melhoria, os processos, o
rendimento [...]. Através da reflexão sobre as coleções sistemáticas de
trabalhos, os alunos e os professores podem trabalhar em conjunto para
compreender os pontos fortes do aluno, as suas necessidades e os seus
progressos”. Isto implica a participação ativa do aluno na seleção dos
conteúdos e na definição dos critérios de seleção e de avaliação. O objetivo
principal é o de conduzir o aluno a apropriar-se dos seus trabalhos, com vista
a construir ativamente a sua aprendizagem (Paulson e Meyer, 1991).
A participação ativa do aluno torna sua participação mais
interessante, permitindo que ele delineie junto com o educador o seu processo
de ensino-aprendizagem. A partir daí pode-se ter uma concepção antecipada do
resultado final.
Os portfólios podem ser feitos por aluno, por turma ou
como parte de um projeto específico. Esse instrumento de avaliação é comum
na Educação Infantil, mas raramente é feito no Ensino Fundamental, apesar de
ser o que melhor demonstra a trajetória de aprendizagem do estudante. Seu
uso permite acompanhar o desenvolvimento do aluno desde seu primeiro contato
com o papel até anos posteriores, proporcionando uma visão ampla do que foi
desenvolvido pelo educador durante um determinado período. É interessante
quando contém não só a opinião do educador com relação ao desempenho do aluno,
mas a opinião do próprio discente sobre o trabalho realizado, sobre o porquê
daquela escolha. Inserir o aluno nesse processo é permitir que ele trace e
acompanhe os rumos da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento.
Portfólios
para avaliação
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/qual-finalidade-portfolios-627214.shtml
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