sexta-feira, 19 de abril de 2013

5 METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS


Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento, orientação para o ensino de uma disciplina, projeto, ou relatório.
Para facilitar a realização do nosso trabalho dividimos as tarefas, onde cada integrante do grupo ficou responsável pelo desenvolvimento de uma determinada parte. Com o intuito de aprofundar o tema realizaremos pesquisas bibliográficas, apresentadas em Power Point. Ressaltando que a pesquisa será uma das metodologias utilizadas no portfólio, podendo destacar também os relatórios, relatos descritivos, fotografias e questionário qualitativo.
A escolha do blog como forma de apresentação conjunta ao Power Point, ocorreu com o intuito de atender aos objetivos propostos. A construção do blog será feita de forma a enriquecer e intermediar, apresentando os diversos processos de avaliação através do portfólio. Em Portfólio – uma nova forma de avaliação da aprendizagem! Chaves diz que é como se fosse “uma longa, longa carta, sempre enviada a si própria e ao formador (professor) e também sempre devolvida, porém, sempre enriquecida por nova informação” (1998, p. 140).
Percebemos no decorrer da elaboração do Pré Projeto que as metodologias utilizadas são variadas, o seu uso dentro do ambiente escolar vai depender da necessidade de avaliação e da forma como o professor considera mais propício diagnosticar o desempenho de seus alunos.
Com intuito de atender aos objetivos e metodologia propostos, o grupo definiu que a melhor forma seria uma divisão de tarefas específicas, com datas bem definidas para cumprir o prazo estipulado para entrega e apresentação do projeto final.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa com duas professoras de educação infantil. A análise desta pesquisa encontra-se no item 7 deste projeto. O objetivo desta pesquisa foi compreender melhor a utilização, na prática, do portfólio como instrumento de avaliação. Foi disponibilizado para o grupo de pesquisa deste projeto o portfólio de um aluno que hoje está no Maternal II, entretanto o portfólio se refere ao período em que o mesmo estava no Maternal I. Outro portfólio disponibilizado foi de arquivo pessoal da professora Mercês Carvalho, também do Maternal I. Encontra-se nos anexos os questionários, na íntegra, e os portfólios utilizados.

Referências:
Portfolio – uma nova forma de avaliação da aprendizagem! Disponível em: http://bica.imagina.pt/2007/portfolio-uma-nova-forma-de-avaliacao-da-aprendizagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário