Metodologia é o campo em que
se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do
conhecimento, orientação para o ensino de uma disciplina, projeto, ou relatório.
Para facilitar a realização
do nosso trabalho dividimos as tarefas, onde cada integrante do grupo ficou
responsável pelo desenvolvimento de uma determinada parte. Com o intuito de
aprofundar o tema realizaremos pesquisas bibliográficas, apresentadas em Power
Point. Ressaltando que a pesquisa será uma das metodologias utilizadas no
portfólio, podendo destacar também os relatórios, relatos descritivos,
fotografias e questionário qualitativo.
A escolha do blog como forma
de apresentação conjunta ao Power Point, ocorreu com o intuito de atender aos
objetivos propostos. A construção do blog será feita de forma a enriquecer e
intermediar, apresentando os diversos processos de avaliação através do
portfólio. Em Portfólio – uma nova forma
de avaliação da aprendizagem! Chaves diz que é como se fosse “uma longa,
longa carta, sempre enviada a si própria e ao formador (professor) e também
sempre devolvida, porém, sempre enriquecida por nova informação” (1998, p.
140).
Percebemos no decorrer da elaboração do Pré Projeto
que as metodologias utilizadas são variadas, o seu uso dentro do ambiente
escolar vai depender da necessidade de avaliação e da forma como o professor
considera mais propício diagnosticar o desempenho de seus alunos.
Com intuito de atender
aos objetivos e metodologia propostos, o grupo definiu que a melhor forma seria
uma divisão de tarefas específicas, com datas bem definidas para cumprir o
prazo estipulado para entrega e apresentação do projeto final.
Realizou-se uma
pesquisa qualitativa com duas professoras de educação infantil. A análise desta
pesquisa encontra-se no item 7 deste projeto. O objetivo desta pesquisa foi
compreender melhor a utilização, na prática, do portfólio como instrumento de
avaliação. Foi disponibilizado para o grupo de pesquisa deste projeto o
portfólio de um aluno que hoje está no Maternal II, entretanto o portfólio se
refere ao período em que o mesmo estava no Maternal I. Outro portfólio
disponibilizado foi de arquivo pessoal da professora Mercês Carvalho, também do
Maternal I. Encontra-se nos anexos os questionários, na íntegra, e os portfólios
utilizados.
Referências:
Portfolio – uma nova forma de avaliação da
aprendizagem! Disponível em: http://bica.imagina.pt/2007/portfolio-uma-nova-forma-de-avaliacao-da-aprendizagem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário