sexta-feira, 19 de abril de 2013

Entrevista com professoras da Educação Infantil

Realizou-se pesquisa qualitativa, elaborada e realizada pelo grupo de pesquisa, com duas professoras da Educação Infantil. 
Segue abaixo o registro desta pesquisa.

Pergunta 1: Você utiliza Portfólio como instrumento de avaliação de desempenho de seus alunos? De que maneira?
Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: Sim. O Portfólio é usado pelos professores e coordenação. Nele é traçado o cronograma da política da Escola para todo o ano letivo, como: atividades dirigidas pela professora; atividades de escolha da criança; atividades da escolha dos pais; atividades da escolha do grupo; registro de relatórios individuais; entrevistas; entre outros.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: Sim. O Portfólio não é uma pasta onde o aluno vai guardar tudo o que fez. Mas é através destas atividades significativas que posso perceber a evolução do aluno. Também o portfólio me faz refletir sobre a minha prática e o desenvolvimento do aluno, porque o aluno participa da elaboração.

Pergunta 2: Como você avalia a importância do portfólio na prática pedagógica do ensino infantil?

Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: O portfólio é um instrumento de análise e reflexão que serve de avaliação do desenvolvimento do processo educacional da criança junto à escola e à família, portanto, instrumento importante para professores, coordenadores, gestores e família.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: O aluno é estimulado a construir hipóteses, argumentarem sobre seu conhecimento. Elas tornam-se  mais ativas, pensam no que podem melhorar. E para o professor um elemento a mais na avaliação.

Pergunta 3: De que outra maneira você avalia o desempenho de seus alunos?

Resposta Professora do 1o Período da Educação Infantil: Através da observação diária, conversas, análise e reflexão das produções das crianças.
Resposta Professora do Maternal III - Educação Infantil: Em todas as atividades desenvolvidas. Faço anotações dos alunos para depois fazer o relatório individual. O desempenho do aluno é avaliado em vários momentos, de acordo com  que é proposto, tendo como base o currículo, comunicação, produção, relações pessoais, língua escrita, verbal, matemática, plástica. Algumas atividades são utilizadas como diagnóstico para avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário