quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma breve justificativa...


O portfólio de aprendizagem, utilizado enquanto ferramenta de avaliação, permite uma aprendizagem autônoma e gera aproximação do aluno com o seu próprio processo de construção do aprendizado. Suas vantagens se fazem presentes desde possibilitar a auto-avaliação, reflexão do aluno referente ao próprio aprendizado, até mesmo aperfeiçoar como o professor avalia o estudante.

Sua construção é a formação da identidade de cada aluno, em função de seu desenvolvimento escolar. Isso acontece a partir do plano individual, relação das dificuldades, registro de produção de textos e leituras, constituindo assim um diário de aprendizagem que inclui reflexões e aprimoramento das atividades desempenhadas.

A compreensão do portfólio conduz a uma aprendizagem que aproxima o professor das individualidades de cada aluno, ao mesmo tempo conhecendo o perfil de determinada turma. A partir desta primeira análise do portfólio, percebe-se a necessidade de aprofundar no tema e valorizar sua importância no ambiente escolar.

2 comentários:

  1. sempre trabalhei com portfólio, gosto muito dessa técnica pois permite uma organização acerca dos trabalhos e atividades desenvolvida de forma reflexiva e participativa.

    ResponderExcluir